AUTOR HOMENAGEADO

DIA 04 | NUNO JÚDICE | HOMENAGEM

| TRIBUTE TO NUNO JÚDICE ON MAY 4th |

(Foto: Ringo Tang)

A homenagem a um escritor é “marca d'água” do Festival Literário Internacional de Querença.

A 4.ª EDIÇÃO DO FLIQ DISTINGUE: NUNO JÚDICE

O dia 4 de Maio, sábado, será inteiramente dedicado ao prestigiado poeta e ficcionista.

NUNO JÚDICE | Nasceu em 1949, em Mexilhoeira Grande (Algarve). Formou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa. Foi Professor Associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989 com uma tese sobre O espaço do conto no texto medieval (Vega, 1991). Entre outras, fez as edições dos Sonetos de Antero de Quental (IN-CM, 1994), do Cancioneiro de D. Dinis (Teorema, 1998) e dos Infortúnios trágicos da Constante Florinda de Gaspar Pires Rebelo (Teorema, 2005). Publicou vários livros de ensaio de que se destacam A viagem das palavras, Colibri, 2005, O fenómeno narrativo, Colibri, 2005, Abc da crítica, Dom Quixote, 2010. Exerceu as funções de Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal e Director do Instituto Camões, em Paris, de fim de 1997 até início de 2004. Desde Janeiro de 2009 é Director da revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian. Poeta e ficcionista, tem actualmente a sua obra publicada nas Publicações Dom Quixote. Está representado em numerosas antologias e está traduzido em diversas línguas. Dos muitos prémios recebidos destaca-se o Prémio Reina Sofia de poesia ibero-americana pela sua obra poética, em 2013.

NUNO JÚDICE | He was born in 1949 in Mexilhoeira Grande (Algarve). He graduated in Romance Philology from the Faculty of Letters of Lisbon. He was an Associate Professor at the Universidade Nova de Lisboa, where he received his doctorate in 1989 with a thesis on "The space of the story in the medieval text" (Vega, 1991). Among others, he edited the "Sonetos" by Antero de Quental (IN-CM, 1994), D. Dinis's "Songbook" (Theorem 1998) and Gaspar Pires Rebelo's "Tragic Misfortunes" , 2005). He published several essay books highlighting "The Journey of Words", Colibri, 2005, "The Narrative Phenomenon", Colibri, 2005, "Abc of Criticism", Don Quixote, 2010. He served as Cultural Counselor of the Embassy of Portugal and Director of the Camões Institute, in Paris, from the end of 1997 until the beginning of 2004. Since January 2009, he has been Director of the Colóquio-Letras magazine of the Calouste Gulbenkian Foundation. Poet and fictionist, he has been currently published his work in Don Quixote Publications. He is represented in numerous anthologies and is translated into several languages. Of the many awards received, the Reina Sofia Prize for Ibero-American poetry stands out for its poetic work, in 2013.