DIA 3 | LIVROS, LEITURAS E LEITORES

CARLA MAIA DE ALMEIDA

CARLA MAIA DE ALMEIDA | Jornalista freelancer, escritora e tradutora, Carla Maia de Almeida nasceu em Matosinhos, a 12 de janeiro de 1969. Licenciada e pós-graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, tem uma Pós-Graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica Portuguesa. Em outubro de 2010 beneficiou de uma residência no estrangeiro com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, entidade que também lhe atribuiu uma bolsa de criação literária em 2017. Para crianças, adolescentes e leitores de todas as idades, publicou até agora catorze livros, o primeiro dos quais na Caminho, em 2005: O Gato e a Rainha Só, com ilustrações de Júlio Vanzeler. Publicou outros títulos na mesma editora: Não Quero Usar Óculos (ilustrações de André Letria, 2008), Ainda Falta Muito? (ilustrações de Alex Gozblau, 2009), Onde Moram as Casas (ilustrações de Alexandre Esgaio, 2012) e Amores de Família (ilustrações de Marta Monteiro, 2015). Escreveu ainda Irmão Lobo, novela juvenil ilustrada por António Jorge Gonçalves (Planeta Tangerina, 2013) e foi selecionada para o catálogo e o Festival White Ravens, nomeada para o Prémio Autores SPA e contemplada com o Prémio Fundación Cuatrogatos e Prémio Autores SPA, na categoria de melhor livro infanto-juvenil. Tem obra editada em Espanha, Alemanha, Sérvia, Holanda, Itália, Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e outros países da América Latina. Traduziu mais de quarenta títulos dos melhores escritores de literatura infantojuvenil, área em que se especializou. Atualmente vive em Ílhavo, Aveiro.

Participará na Mesa Redonda Livros, Leituras & Leitores

CARLA MAIA DE ALMEIDA | A freelance journalist, writer and translator, Carla Maia de Almeida was born in Matosinhos on January 12th, 1969. Graduate and post-graduate in Social Communication from Universidade Nova de Lisboa, she has a Postgraduate Degree in Children's Books from Universidade Católica Portuguesa. In October 2010 she was granted a residence abroad with the support of the General Directorate of Books, Archives and Libraries, which also awarded her a scholarship in literary creation in 2017. She has published fourteen books aimed at children, teenagers and readers of all ages, the first of which through Editora Caminho in 2005: “O Gato e a Rainha Só”, illustrated by Júlio Vanzeler. She published other titles within the same publisher: Não Quero Usar Óculos (illustrations by André Letria, 2008), Ainda falta muito? (illustrations by Alex Gozblau, 2009), Onde Moram as Casas (illustrations by Alexandre Esgaio, 2012) and Amores de Família (illustrations by Marta Monteiro, 2015). Se also wrote Irmão Lobo, a juvenile novel illustrated by António Jorge Gonçalves (Planeta Tangerina, 2013). She was selected for the catalog and attended the White Ravens Festival, she was nominated for the SPA Authors Prize and awarded with the Cuatrogatos Prize and SPA Authors Prize, in the category of Best Children's Book. Her work has been published in Spain, Germany, Serbia, Holland, Italy, Brazil, Mexico, Colombia, Argentina, Chile and other countries of Latin America. She has also translated more than fourty titles from some of the best children's literature writers, area in which she is specialized. She currently lives in Ílhavo, Aveiro.

ELSA CONDE

ELSA CONDE | Sub-Comissária Plano Nacional Leitura 2027 | Licenciada em História, especializada em Ciências Documentais e mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Exerceu funções letivas entre 1980 e 1995, foi bibliotecária e desenvolveu atividade regular como formadora. Trabalhou na Rede de Bibliotecas Escolares entre 1997 e 2017, onde foi responsável pela elaboração e implementação do Modelo de Avaliação para as Bibliotecas Escolares e do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, pela coordenação do projeto de cooperação em Moçambique do Programa RBE e pela coordenação interconcelhia das bibliotecas escolares em diversos municípios do Alentejo. Em 1 de abril de 2017 foi nomeada subcomissária do Plano Nacional de Leitura 2017-27.

Participará na Mesa Redonda Berço de Leituras

ELSA CONDE  She holds a degree in History, specialized in Documentary Sciences and a Masters in Multimedia Educational Communication. She held teaching positions between 1980 and 1995, was a librarian and developed regular activity as a teacher trainer. She worked in the School Libraries Network between 1997 and 2017, where she was responsible for the conception and implementation of the Evaluation Model for School Libraries and the Framework for Learning with the School Library, for the coordination of the cooperation project of the RBE Program in Mozambique and for the coordination of school libraries in several municipalities in the Alentejo. On April 1, 2017, she was appointed sub-commissioner of the National Reading Plan 2017-27.

| ROUND-TABLE Cradle of readings|

IVONE SILVA

IVONE SILVA | Educadora de Infância e Diretora pedagógica na Casa da Primeira Infância em Loulé. Docente contratada como Assistente Convidada para lecionar a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (Módulo I – Creche) do 2º semestre do 1º ano do curso de Mestrado em de Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Formadora certificada pela  Fundação Aga Khan  e formadora da APEI (Associação de Profissionais de Educação de Infância). Especializada em Educação Especial, domínio cognitivo e motor pelo Instituto Superior Dom Afonso III. Mestre em psicologia da educação pela Universidade do Algarve.

Participará na Mesa Redonda Berço de Leituras

IVONE SILVA | Childhood Educator and Pedagogical Director at the Casa da Primeira Infância in Loulé. Teacher hired as Assistant Invited to teach the Supervised Teaching Practice course (Module I - Daycare) of the 2nd semester of the 1st year of the Master's Degree in Pre-School Education at the School of Education and Communication of the University of Algarve. Trainer certified by the Aga Khan Foundation and trainer of APEI (Association of Child Education Professionals). Specialized in Special Education, cognitive and motor domain by Instituto Superior Dom Afonso III. Master's degree in educational psychology at the University of Algarve.

| ROUND-TABLE Cradle of readings|

LUÍSA MONTEIRO

LUÍSA MONTEIRO | Nasceu em V.N. de Famalicão e viveu em diversas cidades do país. Começou a escrever contos aos seis anos, os quais eram mandados para publicação pela mãe.

Venceu alguns prémios literários (Júlio Brandão, Florbela Espanca, Lions International e outros) e tem publicado por diversas editoras: Campo das Letras, Hugin, Âmbar, Âncora editores, Magno edições, Ausência, Roble Azul, Cama de Gato, Redil, municípios e centros de estudos).

Foi jornalista ao longo de 17 anos (Licenciatura e pós graduação em Ciências da Comunicação, na Universidade Fernando Pessoa - Porto) e iniciou-se no teatro profissional aos 14 anos de idade, após formação com Hélder Costa e Maria do Céu Guerra, tendo começado a encenar aos 21.

Na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, antigo Conservatório, fez a sua formação académica nesta área, tendo feito o Mestrado em Encenação Contemporânea. Fez ainda o Mestrado em Literaturas Modernas e Contemporâneas (Universidade Nova de Lisboa) e o Doutoramento (MB com Distinção e Louvor por unanimidade) em Literaturas Comparadas (Universidade Nova de Lisboa), assim como o curso de Doutoramento em Filosofia Contemporânea – Estética (Universidade de Évora). Na Universidade de Évora deu aulas de Estética Teatral e Dramaturgia.

No âmbito do seu pós-doutoramento (Universidade Nova de Lisboa), então bolseira da FCT, publicou um texto inédito de Fernando Pessoa, Inércia, assim como diversos textos críticos acerca da dramaturgia pessoana. Com quase meia centena de encenações, algumas das quais com textos da sua autoria, Luísa Monteiro tem trabalhado com companhias profissionais e amadoras em Portugal e no estrangeiro, acumulando com a docência e investigação em universidades, a edição e o trabalho em comunicação.

Tem mais de três dezenas de livros publicados, entre ficção, ensaio e biografia, assim como artigos em revistas académicas e artísticas. É diretora artística do Festival T desde 2005

Moderará a Mesa Redonda Livros, Leituras & Leitores

LUÍSA MONTEIRO | LM was born in V.N. of Famalicão and lived in several cities of Portugal. He began to write short stories at the age of six, which were sent for publication by his mother. He has won several literary prizes (Júlio Brandão, Florbela Espanca, Lions International and others) and has published by several publishers: Campo das Letras, Hugin, Amber, Ancora editors, Magno editions, Ausência, Roble Azul, Cama de Gato, Redil, centers of study). He was a journalist for 17 years (Licenciatura and postgraduate in Communication Sciences, at the Fernando Pessoa University - Porto) and began in the professional theater at the age of 14, after training with Hélder Costa and Maria do Céu Guerra, having started to stage at 21.In the Superior School of Theater and Cinema of Lisbon, former Conservatory, he made his academic training in this area, having taken his Masters in Contemporary Staging. He also received a Master's degree in Modern and Contemporary Literatures (New University of Lisbon) and a Doctorate (MB with Distinction and unanimous praise) in Comparative Literature (New University of Lisbon), as well as a PhD in Contemporary Philosophy - Aesthetics of Évora). At the University of Évora he taught theater aesthetics and dramaturgy. In the scope of his post-doctorate (Universidade Nova de Lisboa), then FCT grantee, he published an unpublished text by Fernando Pessoa, Inertia, as well as several critical texts about personal dramaturgy. With almost fifty plays, some of them with texts of his own, Luísa Monteiro has worked with professional and amateur companies in Portugal and abroad, accumulating with teaching and research in universities, editing and communication work. He has more than three dozen books published, between fiction, essay and biography, as well as articles in academic and artistic journals. She has been Artistic Director of the Festival T since 2005.

ROUND-TABLE Books, Readings & Readers |

MARIA JOSÉ MACKAAIJ

MARIA JOSÉ MACKAAIJ | É licenciada em História e pós-graduada em Ciências Documentais – variante Biblioteca e Documentação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem 10 de experiência profissional como docente e é bibliotecária desde 2000. Começou a sua experiência nesta profissão na Biblioteca Municipal de Beja e em 2006 rumou ao Algarve, com a missão de inaugurar e coordenar a Biblioteca Municipal de Silves, o que fez até final de 2015. Desempenha atualmente funções na Biblioteca Municipal de Loulé, no Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. A sua paixão de sempre pelos livros e pela leitura, para além da sua experiência muito próxima com crianças que veem frustrado o sonho de se sentirem leitoras competentes e felizes, levou-a a interessar-se pelos percursos para a construção de leitores. Daí nasceram projetos como o L.E.R. Cãofiante - na área da Leitura Assistida por Animais - bem como o BuéaLer e o LÊ Comigo - programas de intervenção em literacia emergente, para crianças a frequentar o pré-escolar.

Participará na Mesa Redonda Berço de Leituras

MARIA JOSÉ MACKAAIJ | Holds a first degree in History and a post-graduate degree in Documentary Sciences – the variant Library and Documentary Sciences, of the Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. She was a teacher for ten years before becoming a librarian at the Public Library of Beja in 2000. In 2006 she moved to the Algarve, where she was responsible for the inauguration of the Public Library of Silves in 2008 and, subsequently, its coordination until the end of 2015. She currently works at the Public Library of Loulé, at the department which supports the municipal school libraries. Her passion for books and reading, together with her experience in helping children with reading difficulties, led her to consider new methods to stimulate reader development. With this goal in mind, she developed the project L.E.R. Cãofiante – an Animal Assisted Reading program – and BuéaLer e LÊ Comigo – programs in emergent literacy for children in preschool institutions.

| ROUND-TABLE Cradle of readings |

MARTA DUQUE VAZ

(Foto: Carla de Sousa)

MARTA DUQUE VAZ | Começou a escrever com 14 anos. Ainda adolescente, colabora com um jornal regional, em Vila Nova de Famalicão, onde nasceu. Depois, trabalha no Semanário Minho, em Braga e daí passa para o Diário de Notícias, no Porto. Em 1989 obtém a carteira profissional de jornalista, mantendo-se sempre no jornalismo de imprensa, a sua paixão mais antiga, depois da poesia. Aos 20 edita um livro de poemas, Aclive. Em 1990, ganha um prémio (prosa) da Comissão Nacional dos Descobrimentos Portugueses que a leva a Macau e Hong-Kong. Viajou, mudou de profissão, foi gestora em diversas empresas e, em 2009, regressou ao jornalismo. Tem trabalhado como freelancer. Contos e crónicas fazem parte da sua produção, dispersa por revistas e jornais. Em 2015 edita “A Senhora Clap e o Mundo na Palma das Mãos”, livro que está no Plano Nacional de Leitura e que foi adaptado a uma peça de teatro estreada em Setembro de 2016, no Rio de Janeiro, sob o título “O Tratado da Senhora Clap”, mantendo-se em cena no Brasil. Licenciada em Antropologia e pós-graduada em Gestão de Organizações de Economia Social, vive no Porto desde os 19 anos. Mudou a sua vida para poder contar histórias. Com tempo e memória.

Participará na Mesa Redonda Livros, Leituras e Leitores

MARTA DUQUE VAZ | She started to write in her teens, at 14 years old. As an adolescent, she worked as a journalist in a local newspaper, in her home town, Vila Nova de Famalicão. Years later, she started writing at Semanário Minho, in Braga, and from there, she finally settled her roots in Oporto to write for Diário de Notícias. In 1989, she obtained her professional certificate as journalist, always keeping her professional activity as a press journalist, her long-term passion, only surpassed by her devotion for poetry. She publishes Aclive, a poetry book, in 1990, the same year she gets an award for prose, given by the Portuguese Discoveries National Committee, inducing her to leave the country to visit Macau and Hong-Kong. She travelled around the world, changed job, worked as a manager in several companies, and in 2009, she finally returns to journalism, working as a free-lancer. Her work is now spread by various types of magazines and newspapers, including short stories and chronicles. In 2015, she publishes “A Senhora Clap e o Mundo na Palma das Mãos” (Lady Clap and the World in the Palm of her Hands), a book included in the National Reading Plan. This book was also adapted as a play entitled “O Tratado da Senhora Clap” (The Treaty of Lady Clap), starring in September 2016 in Rio de Janeiro. The play is still on stage in Brazil. Graduated in Anthropology and post-graduated in Management of Social Economy Organization, Marta Duque Vaz lives in Porto since she was 19. She changed all her life just to tell us stories. With time and memory.

SALOMÉ HORTA

SALOMÉ HORTA | Nasceu em Lisboa, em 1971. É licenciada em Investigação Social Aplicada pela Universidade Moderna (1994). Pós-Graduada em Ciências Documentais – Biblioteca e Documentação pela Universidade Autónoma de Lisboa (2001). Mestrado em Gestão de Marketing na Universidade do Algarve (2019). Entre 2001 e 2005 desempenhou funções na Biblioteca Municipal de Faro na qualidade de técnica superior / bibliotecária. Entre 2005 e 2007 desempenhou funções na Biblioteca Municipal de Faro na qualidade coordenadora da biblioteca. Entre 2008 e 2009 assumiu funções de dirigente na qualidade de Chefe de Divisão de Bibliotecas na Câmara Municipal de Faro. Em 2010 (6 meses) assumiu funções de Chefe de Divisão de Bibliotecas e Arquivos na Câmara Municipal de Faro. Em agosto de 2010 assumiu o cargo de coordenador técnico da Biblioteca da Universidade do Algarve (equiparado a diretor de serviços), cargo que ocupa até hoje.

Moderará a Mesa Redonda Berço de Leituras

SALOMÉ HORTA | She was born in Lisbon in 1971. She has a degree in Applied Social Research from Universidade Moderna (1994). Post-Graduate in Documentary Sciences - Library and Documentation by the Autonomous University of Lisbon (2001). Master's degree in Marketing Management at the University of Algarve (2019). Between 2001 and 2005 I worked in the Municipal Library of Faro as librarian. Between 2005 and 2007 I was the coordinator of the Municipal Library of Faro. Between 2008 and 2009 I assumed the position of Head of Division of Libraries in the Municipality of Faro. In 2010 (6 months) she took the role of Head of Division of Libraries and Archives in the Municipality of Faro. In August of 2010 she was promoted to the position of Technical Coordinator of the Library at the University of Algarve (similar to director of services), position that she occupies today.

ROUND-TABLE Cradle of readings |

SÉRGIO BRITO