LEITURAS

DIA 4  MAIO | AUDITÓRIO DA FMVG

CIDÁLIA FERREIRA BICHO

CIDÁLIA FERREIRA BICHO |  Cidália Ferreira Bicho estudou na Universidade do Algarve onde completou a sua licenciatura em Estudos Portugueses – Ramo de Formação Educacional em 2000. Na mesma universidade, enquanto docente, lecionou Literatura Oral e esteve ligada à formação de professores, tendo sido orientadora de estágios pedagógicos em várias escolas do ensino básico e secundário, durante dois anos. Frequentou o Mestrado em Literatura Portuguesa e especializou-se em literatura oral tradicional. Desenvolveu o seu projeto de investigação sobre os Contos de animais na tradição portuguesa.

No âmbito da dissertação de mestrado, colaborou com o Arquivo Nacional do Conto e fez recolhas de textos da tradição oral no conselho de Tavira. Em 2011 recebeu o prémio Revelação (de 2009) pela Associação Portuguesa de Escritores na modalidade Literatura para a infância e a juventude. As três fortunas do Lobo Lobão e outros contos tradicionais foi a obra distinguida. É diretora pedagógica do Colégio Internacional de Vilamoura, desde 2011.

Apresentará A Hora do Conto, integrada na HOMENAGEM A NUNO JÚDICE

CIDÁLIA FERREIRA BICHO |  Cidália Ferreira Bicho studied at the University of Algarve where she completed her bachelor's degree in Portuguese Studies – Secondary Education and Teaching specialization in 2000. At the same university, as a Teacher Assistant, she taught Oral Literature and was involved in BA students specializing in Teaching at Algarve schools for two years. Cidália attended the Master in Portuguese Literature and specialized in traditional oral literature. She developed her research project on Animal Tales in the Portuguese tradition. In the scope of the master's thesis, she collaborated with the Arquivo Nacional do Conto and collected oral tradition texts in the council of Tavira. In 2011 Cidália received the Revelation Award (from 2009) by the Associação Portuguesa de Escritores in the Literature for Children and Youth category with the book As três fortunas do Lobo Lobão e outros contos tradicionais. She has been the Pedagogical Director of the International College of Vilamoura since 2011.

| RESPONSIBLE FOR THE SESSION "A HORA DO CONTO", PART OF THE TRIBUTE TO THE POET NUNO JÚDICE |

JOÃO ESPADA

JOÃO ESPADA | Artista visual, licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica e com Mestrado em Comunicação Cultura e Arte com Estudos da Imagem, pela Universidade do Algarve, é nessa área, a imagem, nomeadamente o vídeo, que tem desenvolvido o seu trabalho artístico nos últimos 15 anos. Atualmente docente do Colégio Internacional de Vilamoura. No seu percurso artístico, realizou conteúdos audiovisuais para músicos como Dino D’ Santiago, João Afonso, Miroca Paris, Luís Galrito, Ala dos Namorados, Jorge Palma, Jorge Fernando, Ricardo Martins, Poli Correia, Vasco Ramalho, Tuniko Goulart, César Matoso, João Frade, Napoleão Mira, Nélson Conceição, Munir Hossn, entre outros. Paralelamente foi mentor da performance audiovisual A-MAR, com João Frade, onde desenvolveu uma narrativa visual que é acompanhada de uma banda sonora experimental, e participa ainda, com vídeo-projeção, no projeto multidisciplinar “O Sul de José Afonso – Com Luís Galrito e João Afonso e Barco do Diabo”. É também mentor do projeto audiovisual, Grafonola Voadora & Napoleão Mira e desenvolve vídeo-projeção nos concertos dos músicos Luís Galrito, Dino D’ Santiago e Lígia Pereira.

Participará em A Hora do Conto, integrada na HOMENAGEM A NUNO JÚDICE

JOÃO ESPADA | Visual artist, graduated in Visual and Technological Education teaching and with a Masters in Communication Culture and Art with Image Studies, by the University of the Algarve, it is in this area, the image, namely the video, that has developed his artistic work in the last 15 years. Currently teaching at the International College of Vilamoura, in his artistic career, he has prudced audiovisual contents for musicians such as Dino D 'Santiago, João Afonso, Miroca Paris, Luis Galrito, Ala dos Namorados, Jorge Palma, Jorge Fernando, Ricardo Martins, Poli Correia, Vasco Ramalho, Tuniko Goulart, César Matoso, João Frade, Napoleão Mira, Nélson Conceição, Munir Hossn, among others.
At the same time he was a mentor of the A-MAR audiovisual performance, with João Frade, where he developed a visual narrative that is accompanied by an experimental soundtrack. He also participates, with video projection, in the multidisciplinary project "O Sul de José Afonso - Com Luís Galrito and João Afonso and Barco do Diabo". He is a mentor of the audiovisual project Grafonola Voadora & Napoleão Mira. He also develops a video-projection in the concerts of the musicians Luis Galrito, Dino D 'Santiago and Lígia Pereira.

|VIDEO ARTIST IN THE SESSION "A HORA DO CONTO", PART OF THE TRIBUTE TO THE POET NUNO JÚDICE|