Conferencistas

Conferencistas Sessão Homenagem Casimiro de Brito

Catherine Dumas

“O Fulgor da Forma Breve na Obra de Casimiro de Brito”

Catherine Dumas é professora emérita de língua e literatura portuguesas na Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3. É autora da primeira tese de doutorado em França sobre a obrada romancista portuguesa Agustina Bessa-Luís e de um livro sobre a mesma autora, Estética e Personagens (Campo das Letras, 2001). Interessa-se particularmente pelo cruzamento das escritas do íntimo e do discurso poético, nas questões de género e no diálogo entre os textos literários e a filosofia no âmbito da literatura-mundo. Publicou numerosos artigos sobre a ficção contemporânea e a poesia portuguesas e brasileiras. Traduziu do português para o francês poesia, ficção, teatro e diários.

João Barrento

“Casimiro de Brito, A Nuvem do Não Saber”

Ensaísta e tradutor. Professor (aposentado) de Literatura Alemã e Comparada da Faculdade de Ciências
Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Publicou cerca de vinte livros de ensaio, crítica literária e crónica, e traduziu literatura de língua alemã
do século XVII à actualidade. Colaborador do jornal “Público” (1990-2006) e da maior parte das revistas
literárias portuguesas. Vice-presidente do PEN Clube Português (1990-2006). Actualmente é presidente
da Direcção do Espaço Llansol-Associação de Estudos Llansolianos, responsável pelo espólio da
escritora Maria Gabriela Llansol.
Recebeu os mais importantes prémios portugueses para ensaio, crónica e tradução, e ainda o Prémio D.
Dinis, a Cruz de Mérito Alemã (1991) e a Medalha Goethe (1998).

Maria João Cantinho

“Eros, Fragmento e Orientalismo na Obra de Casimiro de Brito”

Nasceu em 1963, em Lisboa e viveu a sua infância em Angola. Regressou em Fevereiro de 1975 e estudou na Universidade Nova de Lisboa, onde se licenciou em Filosofia, realizou dissertação de mestrado e se doutorou, em Filosofia Contemporânea. Actualmente é professora no Ensino Secundário e Professora Auxiliar no IADE (Creative University of Lisbon), membro integrado do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa e Membro Associado do Collège d’Études Juives et de Philosophie Contemporaine,  Membro da Direcção do Pen Clube Português, da APE (Associação Portuguesa de Escritores) e da APCL (Associação Portuguesa de Críticos Literários). Publicou várias obras de Ficção, Poesia e Ensaio.

Colabora regularmente com a Revista Colóquio-Letras e com diversas publicações, em Antologias de Poesia. Participa regularmente em mesas-redondas e conferências. Tem várias obras publicadas nas áreas de poesia, romance e ensaio.